segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Assalto à Residência - Medidas de Prevenção




Texto: Grupo CMA Serviços

A maior parte de nós que trabalhamos fora, deixamos os nossos filhos com os nossos pais, ou aos cuidados de babás. 

Para aqueles que não possuem filhos, a casa fica fechada o tempo todo durante o tempo em que os proprietários estão trabalhando.

Seja o que for, nestas situações existe uma probabilidade maior de vulnerabilidade em relação à possibilidade de marginais se aproveitarem da oportunidade para tentarem por em prática as suas más intenções.

Por isso, é de fundamental importância buscarmos alternativas visando a segurança das pessoas que amamos.

Deixar de ler esta dica importante não vai aumentar a sua segurança dentro de sua própria residência. 


CUIDADOS COM A RESIDÊNCIA

Artigo escrito por:
Luciano G.F.
Investigador de Polícia - São Paulo - SP



As residências que chamam mais atenção são as preferidas pelos delinquentes, seja pela aparência, pela facilidade de acesso ou, devido à visualização de objetos de valor expostos em seu interior tais como carros, motos e aparelhos eletrônicos.

Evite “dourar” demais a fachada de sua casa para que ela não seja a mais bonita da rua. Se possível utilize muros ou portões fechados que não possibilite a visão do interior da casa por pessoas que passam pela rua.

Toda dificuldade de acesso desestimula a ação criminosa. Assim como grades com lanças, cercas elétricas, circuitos de filmagem, alarmes e cães.

Mantenha os portões sempre fechados.

Quando mudar-se para uma nova casa ou apartamento, substitua as fechaduras.

Não deixe chaves reservas no lado de fora ou com porteiros, e coloque as chaves do carro e da garagem em local fora de visão.

Ao deixar seu carro em um estacionamento ou na mão de terceiros, retire do chaveiro as chaves de sua casa, saiba que uma chave é copiada em poucos minutos.

Em caso de perda das chaves da residência, jogue fora as cópias e troque imediatamente a fechadura como medida de precaução.

Quando deixar sua casa por muitas horas, passe uma corrente grossa no portão e use um cadeado grande.

Quem mora em prédios ou conjuntos residenciais não deve deixar as chaves do apartamento na guarita. Além da facilidade de se copiá-las, em caso de invasão os ladrões já teriam à disposição a chave de sua residência.

Não faça “propaganda” que você mora sozinho. Peça para alguns amigos visitá-lo vez ou outra. E quando for se ausentar por um período mais longo, peça para alguém ir até sua residência em horários alternados para não dar impressão de que a casa está vazia, principalmente nos períodos de feriados prolongados.

Tome precauções sobre as pessoas que irá contratar para prestar qualquer tipo de serviço no interior de sua casa. Prefira aquelas que possuem boas recomendações.

Não deixe grandes quantias de dinheiro ou joias em casa, utilize-se de bancos.

Tenha cuidado com vendedores “de porta”, pedintes ou pessoas que tentam colher informações sobre os proprietários ou bens da residência.

Mesmo que alguém tenha agendado uma visita, cheque minuciosamente suas identidades e mantenha a porta fechada enquanto isto.

Em garagens coletivas, não deixe o número de sua casa anotado na vaga que você ocupa.

Não alarde que você não está em casa.

Se ao chegar em casa perceber uma janela quebrada ou uma luz acesa, você deve decidir por não entrar. Se afaste e peça auxílio à polícia.

Se suspeitar que algum intruso adentrou seu quintal, é melhor que você tenha um plano definido. Pense sobre o que você poderia fazer agora, pois você pode não estar pensando claramente na hora da situação real.

Você pode fazer barulho e esperar que isto faça com que eles desistam, apague todas as luzes internas e acenda as externas, cheque se as portas estão fechadas. Caso haja uma rota de fuga pelos fundos ou para o vizinho do lado utilize se achar seguro.

Ligue imediatamente para a polícia.

Faça uma lista de telefones de emergência e deixe em local de fácil acesso, isto inclui o telefone de parentes, da polícia local e do resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário